Chegou a hora. A programação completa da Virada Cultural 2013 será anunciada para a imprensa nesta quinta-feira, às 11 horas. No decorrer do encontro, também entrará no ar na íntegra, aqui no www.viradacultural.org.
O secretário de Cultura, Juca Ferreira, convidou os jornalistas para uma entrevista coletiva que acontecerá no gabinete do prefeito Fernando Haddad, no edifício do viaduto do Chá, com a presença de representantes do governo do estado, da Subprefeitura da Sé, do Sesc e da SPTuris (a empresa que fornece a infraestrutura do evento). Este Blog da Virada também estará, para noticiar aqui como se dá um encontro-anúncio entre governo e mídia.
“A Virada Cultura de 2013 contou com um processo inédito de organização, que incorporou uma comissão colegiada de curadores, responsável pela elaboração do seu programa artístico”. explica Guilherme Varella (foto acima), coordenador de assessoria técnica do gabinete de Juca Ferreira.
“Esta comissão foi composta por nove membros, que transitam pelas diferentes linguagens (música, teatro, cinema, artes visuais, culturas populares, dança), e se reuniu durante um mês para definir as atrações deste ano. Mesmo com esse processo, a programação ficou pronta no prazo, dentro do cronograma estipulado, e agora será amplamente divulgadas através de diversos meios.”
A equipe da Secretaria de Cultura tenta manter segredo sobre a maioria das atrações até a quinta-feira, mas alguns artistas, como Fafá de Belém e Lobão, anunciaram suas presenças com primazia, em suas contas no Twitter. Fafá fará o encerramento do já tradicional palco do largo do Arouche, onde haverá lambadas, axés e carimbós. Lobão abre o palco do rock, na avenida São João.
O grupo paulista Raça Negra, que era dúvida para o palco da praça da República, também está confirmado, e se apresentará no início da programação de samba naquele palco, antes dos shows de reunião de integrantes e ex-integrantes do grupo carioca Fundo de Quintal.